English | French | Spanish | Deutch
+1 908-9068945 Contato@acolhendovidas.com

BLOG ACOLHENDO VIDAS

PALAVRAS E NOTICIAS

QUAIS SÃO AS SUAS EXPECTATIVAS

LUCAS 24.13-35

Introdução: Todos temos certas expectativas de Deus e como esperamos que ele aja em nossa direção com base no nosso conhecimento sobre Ele. No entanto, problemas sérios surgem quando Deus não age como esperávamos. Jo encontrou essa grande dificuldade desejando que nunca nascesse. Ele perdeu tudo e sofreu muito, mas só encontrou vitória quando viu Deus e compreendeu que Ele era quem Ele realmente é.

Quero levá-lo primeiro ao Prologue de Luke. Queremos olhar o propósito de Lucas para escrever seu Evangelho ( Lucas 1.1-4 ). O propósito é “que você tenha certeza das coisas que lhe foram ensinadas”. É importante que entendamos isso como cristãos, porque temos muitas coisas que nos acontecem, coisas que, se não entendemos verdadeiramente Deus, temos o potencial para nos destruir em desânimo de dúvida. Quero falar com você no tópico: Quais são as suas expectativas?   Ao fazê-lo, quero que vejamos que o único triunfo sobre o desânimo da dúvida é o Senhor Ressuscitado. Ao fazê-lo,consideraremos estes dois discípulos e o primeiro – suas expectativas que levaram a um desânimo de dúvida, 2º – a falácia de suas expectativas e 3º – o triunfo sobre o desânimo da dúvida. 

  1. Suas Expectativas

A narrativa de Lucas é como uma boa historia, onde o autor permite ao leitor ter conhecimento da informação que os personagens da história ainda não conhecem, mas descobrir como a história continua.

  1. Nos versículos 14 e 15, três palavras “conversaram juntos”, “comunicado” e “fundamentado” indicam que eles realmente têm algo para falar. Eles estão em discussões profundas e intensas. Do que eles estão falando? Nosso texto nos diz “todas essas coisas que aconteceram”. As coisas parecem ser apenas impessoais e comuns até que elas nos envolvam. É assim dizer: “É uma recessão se seu vizinho perde seu emprego. Isso se torna uma depressão quando você perde seu emprego. ” Quando as coisas se tornam pessoais, elas se tornam importantes.
  2. O que são “essas coisas que aconteceram?” São eventos que se desenrolaram que mudaram completamente suas vidas em quase uma instância. Para entender verdadeiramente esses eventos que mudam a vida, podemos seguir a narrativa. Somos apresentados a um estranho que os junta na jornada. Lucas descreve dessa maneira – “Jesus mesmo se aproximou”.
  3. Nós somos apresentados a um estranho que vem em cena e os acompanha em sua jornada. Eles não o conhecem porque são impedidos de reconhecê-Lo, mas o conhecemos como Jesus, o Ressuscitado. Quando Jesus aparece na cena, no versículo 17, ele os questiona sobre sua conversa:

17 “Que tipo de comunicações são essas que você tem um para o outro, enquanto anda e está triste?” Uma versão afirma assim: “O que você está discutindo um com o outro enquanto você caminha?” Eles pararam, Parecendo triste.

O ponto é que eles estavam obviamente angustiados por “essas coisas”, eventos que “aconteceram” que os afetaram tanto. Todos nós temos “essas coisas”, não nós? Todos nós temos essas coisas que “aconteceram”, não é? São essas coisas que acontecem que geralmente nos causam um grande estresse e até mesmo um desânimo de dúvida, se não for devidamente examinado e tratado.

Um amigo meu sempre preface o que Deus fez em sua vida – “Isso aconteceu”. Essa é a maneira dele de dizer: “Nada acontece, mas todas as coisas são graciosamente dadas pela mão de um Pai amoroso”.

À medida que a história continua, um dos dois, Cleopas, conta a Jesus quais eventos aconteceram e os enfatizaram. Verso 18-20. Quando chegamos ao versículo 20, vemos o que foi o cerne do assunto – “E como os principais sacerdotes e nossos governantes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. “ A morte de Jesus causou o desânimo de dúvida para eles. Mas por que? Porque esses homens haviam mantido uma expectativa sobre Jesus que agora estava destruído.

  1. A Falácia de Suas Expectativas
  2. Versículo 21 – “Mas confiamos que tenha sido ele quem deveria ter redimido a Israel: e ao lado de tudo isso, hoje é o terceiro dia desde que essas coisas foram feitas”. A frase-chave aqui é: “Mas nós confiamos …” A palavra traduzida é confiável para esperar ou esperar . O que eles estão dizendo é: “Mas nós esperávamos todas essas coisas que eram diferentes do que eram.
  3. O que eles realmente esperavam? “Que Ele foi o que deveria ter redimido a Israel.” Bem, você diz: “Pregador, o que há de errado com isso? Jesus não é o Redentor? “Lembre-se, os discípulos perguntando a Jesus, quando você vai começar seu reino? E James e John pedindo para se sentar à direita e a esquerda do seu trono?

A crença comum era que o Messias viesse e redimisse Israel não do pecado , mas das nações dos gentios. Estes dois acreditavam que Jesus estava lá para derrubar o governo romano e estabelecer o reino eterno em Jerusalém.

  1. Havia tal esperança e expectativa. Ele havia recebido apenas alguns dias em Jerusalém, assim como Zacarias havia profetizado, aos gritos da Aleluia. Mas agora, ele está morto e foram três dias. Tínhamos relatos de uma sepultura vazia, mas ninguém o viu. O resultado de suas expectativas é agora grande desânimo. Todas as suas vidas morreram com Jesus naquela cruz. Você pode imaginar seu sofrimento e tristeza? Sua esperança e expectativas estavam em um Jesus de sua própria criação e não no verdadeiro Cristo. Todos nós temos esse mesmo tipo de eventos que avaliam nossas expectativas e qualquer esperança ou expectativa não fundada no verdadeiro Cristo resultará em desânimo.

Mas, há uma verdadeira esperança e a encontramos somente no Senhor Jesus Cristo ressuscitado!

III. O triunfo

  1. Versículo 25 – Jesus agora fala com eles. Ele se dirige a eles, “O, tolos, (literalmente você sem entender!) E lento de coração para acreditar …” O Senhor realmente chega ao cerne da questão: seu problema é o que eles esperavam. Eles estavam acreditando o que era o pensamento comum do dia sobre a vinda do Messias. Em nossos dias, não é diferente. Estamos inundados com o pensamento pós-moderno de que não há verdade e que as idéias de todos são iguais em verdade. Eu já vi isso mesmo nas igrejas – “Joao, conte-nos o que este versículo significa para você.” Não devemos nos preocupar com o que a Bíblia significa para nós. Devemos nos preocupar com o que isso significa! Agora, essa é uma diferença importante.
  2. Jesus os repreende por não acreditar no que os profetas haviam falado. O que os profetas falaram? “Assim diz o Senhor …” Esta é a palavra de Deus! A razão pela qual eles ficaram desanimados na dúvida foi porque suas expectativas não foram encontradas em Jesus. A razão é porque eles tiveram expectativas defeituosas com base no raciocínio e na sabedoria dos homens e não na Palavra de Deus. Se você tem suas esperanças e expectativas em qualquer outro lugar senão no Verdadeiro, Ressurreição, Senhor vivo, então você está destinado a ser desanimado em dúvida.
  3. Ele então começa a explicar e expor tudo sobre ele, não pelas opiniões de seus amigos ou amigas, mas pelas Escrituras! A Palavra de Deus é a verdade. Quando eles chegam ao seu destino, eles obrigam Jesus a ficar com eles e quando Ele quebrou o pão, seus olhos foram abertos e eles O conheceram. Uma coisa maravilhosa agora acontece. Em vez de serem desanimados em dúvida, eles dizem uns aos outros: “O nosso coração não queimou dentro de nós, enquanto ele conversou conosco pelo caminho, e enquanto Ele nos abriu as Escrituras?” Quando o verdadeiro Cristo vier a sua presença, Todas as dúvidas são removidas e o coração é inflamado com um fogo que não pode ser extinguido.

Eles imediatamente retornam a Jerusalém e falam sobre o Senhor ressuscitado triunfante

Conclusão: quais são suas expectativas? Eles são defeituosos, colocados em um falso Jesus, um Jesus diferente do que o da Bíblia? Então você está destinado a acabar com um desânimo de dúvida e, eventualmente, do inferno. Coloque sua confiança e expectativa sobre o Jesus de quem a Bíblia fala e Ele inflamará um fogo em seu coração que nunca irá sair.

1 Response

Leave a Reply